Os sistemas de armazenamento de energia da Tesla podem se tornar um negócio ainda maior do que a divisão de carros da empresa, afirmou Elon Musk.
A empresa recebeu 38 mil encomendas para a Powerwall, anunciada na semana passada. Ou seja: os aparelhos estão esgotados, pelo menos até meados de 2016.
As duas versões da Powerwall, uma de 7 kWh e outra de 10 kWh, custam 3 mil dólares (9 mil reais) e 3 500 dólares (10 mil reais), respectivamente.
Cerca de 2 800 pedidos foram feitos para a versão empresarial da bateria, chamada de Powerpack. Musk, fundador e presidente da Tesla, afirmou ter ficado surpreso com a escala de pedidos vindos de consumidores residenciais.
Durante uma conferência com acionistas, ele afirmou que a demanda pelos sistemas de armazenamento de energia foi impressionante: "o mercado total para os produtos da Tesla Energy é enorme e muito mais fácil de ser atingido globalmente do que a venda de carros."
A produção da Powerwall irá começar nos próximos meses em Fremont, na Califórnia, onde a Tesla atualmente constrói seu carro elétrico, o Model S.
Musk afirmou que toda a nova fabrica de baterias da empresa, que deve ser inaugurada em 2016, será dedicada às baterias estacionárias. Mas, por enquanto, as baterias para carros serão a prioridade da planta.
A Tesla vendeu 10 045 carros no primeiro trimestre de 2015, quase 55% mais veículos do que no mesmo período do ano passado.
Mas a empresa deve começar a ganhar concorrentes nos próximos anos. Rumores indicam que a Apple pode entrar nesse mercado. "Eu espero sinceramente que a Apple entre no setor automotivo. Isso seria ótimo", disse Musk durante a conversa.
Musk revelou que a empresa irá mostrar um protótipo de seu novo carro, o Model 3, em março de 2016. Ele irá custar a metade do preço do Model S e deve ser vendido a partir de 2017.
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