quinta-feira, 7 de maio de 2015

LinkedIn vence Google em disputa por terreno para construir nova sede na Califórnia

Os planos do Google de construir seu gigante complexo modular - um quartel-general feito de vidro - levaram um duro golpe nesta quarta-feira (6). Um conselho municipal da cidade de Mountain View, na Califórnia, decidiu entregar ao LinkedIn a maior parte dos quase 200 mil metros quadrados disputados pelas duas empresas.

Dessa forma, o LinkedIn ganha o direito de utilizar dois-terços da área, enquanto o Google fica com o restante. Nesse espaço, a empresa só consegue construir um dos quatro prédios imaginados no planejamento original.

Entre as duas propostas, a do LinkedIn pareceu muito mais viável ao município de Mountain View. O projeto consistia de um simples complexo de prédios que podem ser construídos utilizando as técnicas atuais de arquietatura e engenharia. Já a ideia do Google era muito mais ousada.

Além do imenso escritório de vidro, a proposta da empresa era reservar espaço para áreas de lazer ao ar livre, com direito a ciclovias e praças, sugerindo até que comerciantes locais trouxessem suas lojas para dentro do campus. Os engenheiros responsáveis, porém, admitiram que algumas de suas ideias ainda não eram "tecnologicamente praticáveis".

Outro ponto que contou a favor do LinkedIn foi a proposta de diversificar o mix de negócios de Mountain View. A cidade, que é a atual sede do Google, tem boa parte de sua economia ligada às operações da empresa.

Apesar disso, o projeto ainda não foi descartado. Em abril, o Google adquiriu uma área vizinha às suas atuais instalações onde pretende tocar suas investidas em robótica. Com as devidas adaptações, o castelo de vidro ainda pode ser construído naquele espaço.

Em nota, a empresa apenas agradeceu ao município de Mountain View pela oportunidade de discutir seu projeto e disse que pretende continuar trabalhando com a cidade no desenvolvimento de novas ideias.

Fonte: The Silicon Valley Business Journal



Nenhum comentário:

Postar um comentário