sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Eficiência de TVs Samsung é maior em testes do que em uso real

De forma parecida com o que ocorreu com os carros a diesel da Volkswagen, a Samsung foi mencionada por um grupo de pesquisas europeu por utilizar um método que diminui seu consumo durante os testes. No entanto, foi registrado um maior consumo de energia durante uso regular.

Segundo a ComplianTV, financiada pela União Européia, outros setores de produtos serão investigados por esquemas parecidos, afirmando que produtos que se saírem diferentes em condições de teste e utilização diária não serão considerados certificados. Segundo a Samsung, a discrepância é causada por uma função especial de suas TVs chamada de Motion Lighting, que reduz o consumo de energia em cenas com muito movimento. Esta função vem ativada de fábrica em todos os modelos da marca.

De acordo com a marca, os testes possuem imagens com muitos movimentos rápidos, uma situação em que a economia de energia é maior. Consumidores podem desligar o recurso, se assim desejarem, no entanto. A Comissão Européia revelou ao Guardian que tem planos de acabar com esse tipo de prática, tornando ilegal a utilização dos chamados "defeat devices", como são chamados os softwares especializados em passar em testes.

A Agência de Energia Sueca enviou uma carta à Comissão Européia, no começo do ano, dizendo que puderam notar alguns aparelhos de TV detectando que o vídeo sendo passado era o de testes e agindo de forma diferente: "Estes displays imediatamente diminuem seu uso de energia ajustando o brilho do display quando o vídeo padrão está sendo passado".

O caso se torna complicado, pois um método que, de fato, ajusta o consumo de energia de acordo com a necessidade do momento não é ilegal, mas um que só se aplica aos testes, pode se tornar. Ainda não é possível saber quanto as regulamentações da União Européia vão mudar, ou se os testes é que ficarão mais rigorosos e diversos de forma a considerar este tipo de funções das TVs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário